As principais métricas ambientais para a TI de empresas que querem ter projetos ambientais fortes

Como deve agir a TI de empresas preocupadas com sustentabilidade

O Gartner esboçou as principais métricas ambientais para a TI de empresas que querem ter projetos ambientais fortes. Essas métricas cobrem energia, materiais, emissões de dióxido de carbono, gerenciamento de fornecedores e formas de reduzir gastos com energia nos data centers.

Descoberta Principal

- Para a empresa de TI, as métricas ambientais críticas estão focadas em eficiência de energia e de materiais, emissões de dióxido de carbono, redução de gastos, gerenciamento de fornecedor e comprometimento dos funcionários.

- A escolha das empresas de TI a partir de todas as métricas disponíveis dependerá de suas prioridades, do escopo do seu programa ambiental, da disponibilidade imediata dos dados, e da capacidade de longo prazo para a coleta de dados.

- A eficiência de energia provavelmente será o foco inicial.

- As empresas de TI devem considerar os dados coletados para abortar todas essas métricas.

Recomendações

- Com base na responsabilidade social corporativa da empresa ou na política ambiental, objetivos e métricas, a equipe de gerenciamento de TI deve decidir o escopo e as prioridades do seu programa ambiental. Depois deve escolher as métricas que conduzirão às melhorias, comportamentos e inovação.

- A equipe de gerenciamento de TI deve modificar os processos apropriados para começar a coletar os dados que ainda não possui.

QUE É PRECISO SABER

A maioria dos programas ambientais de TI começa com uma perspectiva de eficiência de energia. Entretanto, as equipes de TI devem considerar um contexto maior, incluindo eficiência de materiais e redução de gastos.

ANÁLISE

Contexto

Assim como em qualquer projeto, um programa ambiental de TI precisa de métricas para mudar comportamentos, para ter foco e objetivo e, obviamente, para estimar o progresso. As métricas ambientais de TI devem focar em áreas onde o uso e as aplicações de tecnologia têm mais impacto no ambiente da empresa. Dependendo do foco do programa, a qualquer momento a equipe de gerenciamento selecionará um pequeno número de métricas a fim de incluí-las no painel geral de TI, para alimentar outros painéis ambientais da empresa.

Esse documento oferece uma lista de métricas úteis e informativas que darão uma boa indicação sobre: 1- se a empresa está aumentando sua eficiência em energia e materiais; e 2- quão efetiva é a organização ao gerenciar seus gastos e seus produtos do ponto de vista ambiental.

As métricas incluem uma mistura de indicadores de orientação e de atraso, bem como um saldo das métricas absolutas e métricas relativas ao tamanho e ao crescimento da empresa.

Algumas métricas são relativamente fáceis para se coletar dados, outras são muito mais difíceis e, para algumas empresas, as métricas são simplesmente impraticáveis. A escolha de métricas dependerá dos objetivos, das instalações, dos recursos e dos serviços disponíveis para a empresa.

Essa lista não está completa, mas cobre as principais áreas de energia; materiais; emissões; solo e água; compromisso dos funcionários; gerenciamento de fornecedor; avaliação de projeto; e a medida do próprio valor ambiental da TI. O desempenho dessas métricas deve ser ponderado para qualquer outro critério de desempenho. Entretanto, nesse documento estamos focando somente o critério ambiental.

Análise

As métricas para energia usadas no centro de dados são: energia elétrica usada pelos equipamentos de TI, energia elétrica total da instalação, eficiência de uso de energia, eficiência de infra-estrutura dos data centers, eficiência do data center em função do tamanho e da atividade dos negócios e das redes, além de outras fontes de energia, como aparelhos do cliente.

Energia elétrica dos equipamentos de TI

A energia elétrica dos equipamentos de TI é a energia total consumida pelos equipamentos de TI nos dada centers -servidores, armazenagem, componentes de rede e assim por diante-, usando o consumo médio real de cada aparelho. Juntar os dados é trabalhoso, pois requer uma base de dados de produtos razoavelmente precisa, coleta de informações dos fornecedores e, em alguns casos, colocar um monitor nos equipamentos de TI.

Energia elétrica total da instalação

A energia elétrica total da instalação é a energia que está sendo usada pelos data centers no medidor, incluindo a infra-estrutura completa dos data centers.

Eficiência no uso de energia elétrica – PUE

PUE = Energia elétrica total da instalação / Energia elétrica dos equipamentos de TI

Eficiência de infra-estrutura dos data centers – DCIE

Como mencionado por The Green Grid – www.thegreengrid.org – e por outros, a PUE e a DCIE são medidas de armazenamento em excesso de infra-estrutura dos data centers – isto é, a energia perdida para resfriar o fornecimento ininterrupto de energia elétrica – UPS -, unidades de distribuição de energia elétrica – PDUs -, iluminação e assim por diante -, relativos à energia consumida pelos equipamentos de TI que supostamente fazem o trabalho real.

DCIE = [1 / Energia dos equipamentos de TI] x 100%

A maioria dos data centers possui PUEs pobres, com razões que excedem 2 – 1,35 é o nível internacional. Dessa forma, PUE representa uma área que a maioria das empresas pode focar para obter alguns grandes ganhos de eficiência.

Eficiência dos data centers em função do tamanho e da atividade de negócios

Essa métrica pode ser calculada dividindo a energia elétrica total da instalação por todos os data centers – em quilowatt-hora – por medidas da atividade de negócios. A atividade de negócios nessa equação será a métrica de negócios típica usada na maioria dos relatórios financeiros das empresas – normalmente, número de funcionários e receita.

Sugerimos também considerar uma medida que não seja de forma alguma comparável a de outras empresas, mas que forneça algum vislumbre na concepção de energia como função da atividade de negócios, pois ela se relaciona ao uso de TI. Um exemplo pode ser quilowatt-hora como função de agregação do número total de:

- Transações da contabilidade

- Ordens de compra feitas

- Notas fiscais dos fornecedores

- Notas fiscais do cliente

Essas medidas dão uma boa visão da eficiência de energia usada na infra-estrutura de TI relativa ao desempenho e ao crescimento dos negócios. Esse é um importante ponto de contraste para a energia absoluta que está sendo consumida.

Redes: watts por portal ativo

- Watts por portal ativo é o total de energia consumida por toda a infra-estrutura de rede – roteadores, firewalls e assim por diante – e dividido pelo número total de portais ativos.

Renováveis baseados em rede elétrica

- A porcentagem de energia concentrada diretamente de uma fonte renovável.

- A porcentagem de energia proporcionada por meio de certificados renováveis.

Outras fontes de energia

- A quantidade total e a porcentagem de energia de outras fontes não baseadas em energia elétrica – por exemplo, geradores ou outra geração de energia local, como a solar, combinação de calor e energia elétrica, e assim por diante.

Aparelhos do cliente

- A porcentagem de PCs cobertos por políticas e ferramentas de gerenciamento forçado de energia elétrica.

- Watts por usuário final, para cada configuração diferente de cliente padrão. Por exemplo: considere a solução padrão para um vendedor, que pode incluir um laptop, um PDA, um celular, telefone IP, impressora ou dispositivo de banda larga. Calcule a quantidade total de watts que esses aparelhos requerem cumulativamente.

Emissões de dióxido de carbono

A empresa de TI precisará focar nos assuntos de infra-estrutura que realmente pode medir – que, na maioria dos casos, serão limitados aos data centers. Entretanto, eles devem funcionar com a equipe de gerenciamento da instalação para, pelo menos modelar os equipamentos relacionados à TI nas mesas dos funcionários, em armários e assim por diante.

As emissões de dióxido de carbono devem ser quebradas pela fonte – por exemplo, consumo de eletricidade, gás, diesel e outros. A área total afetada pelo dióxido de carbono a partir do consumo de eletricidade, gás, diesel e assim por diante pode seguir uma métrica similar para energia, como:

- Emissões totais de dióxido de carbono – em toneladas – para um período específico – como um trimestre ou um ano, direta e indireta – por exemplo, pelo consumo de eletricidade

- Emissões totais de dióxido de carbono por quilowatt-hora consumido

- Emissões totais de dióxido de carbono por funcionário

- Emissões totais de dióxido de carbono por unidade de receita

- Emissões totais de dióxido de carbono por transação de negócios -como transações agregadas, pedidos de compra, notas fiscais de cliente e de fornecedor.

Gasto

Essa métrica é o volume de equipamentos de TI descartados em um certo período – por contagem de unidades, peso – é útil levar isso em consideração no futuro – ou uma medida similar de volume. Essa métrica mede o gasto de:

- PCs

- Impressoras

- Servidores

- Equipamentos de rede

- Telefones celulares e PDAs

- Insumos para impressora, como toner, tambores e assim por diante

- Volume de pacotes

- Papel

- Água

O gasto deve, então, ser medido em relação a um percentual do total:

- Reciclado – por exemplo, a porcentagem de desktops reciclados

- Reusados – incluindo doações

- Quebrados ou destruídos

- Depositados no lixo

- Armazenagem

- Desconhecido

Gerenciamento de fornecedor

- Levantar a porcentagem de fornecedores e provedores de serviços que atende às orientações ambientais da empresa

- Descobrir a porcentagem de fornecedores e provedores de serviços com certificação ISO 14001 ou registro de Gerenciamento Ecológico

- Saber a porcentagem de fornecedores que atende às orientações de relatório de Iniciativa Global de Reporte – GRI

- A porcentagem de desperdícios cobertos pelo ISO 14001

Eficiência de materiais

A eficiência de materiais é uma medida ambiental importante. Não há formas fáceis de fazer isso em um ambiente de TI, então as medidas não serão processadas. Entretanto, elas fornecem algumas dicas úteis. As medidas sugeridas incluem:

- Computadores por funcionário

- Laptops por funcionário

- Celulares por funcionário

- Servidores por funcionário

- Portais de rede por funcionário

- Impressoras por funcionários

Para empresas que possuem uma base de dados de ativos que corresponda vagamente à realidade, recomendamos que as áreas de TI comecem a coletar informações de peso de produtos e armazenem essas informações na base de dados do produto. Isso permitirá que elas comecem a medir a eficiência dos materiais de formas mais interessantes no futuro.

Desenvolvimento e comprometimento dos funcionários

- A porcentagem de funcionários de TI que está em um programa de treinamento ambiental

- A porcentagem de funcionários de TI envolvida em um programa ambiental

Avaliação de investimento

- O número de projetos com avaliações documentadas de impacto ambiental

Papel

- Páginas consumidas – por peso ou por número de páginas

- A porcentagem de papel que vem de fontes recicladas

- Páginas totais impressas

- Páginas impressas por funcionário

Água

- O volume de água consumida

Outras emissões

- Gases de estufa diferentes do dióxido de carbono – por exemplo, HFCs e HCFCs

- Outras emissões – por exemplo, componentes orgânicos voláteis – VOCs

O valor ambiental da TI

Uma parte importante do programa ambiental de TI é como a área de tecnologia será usada para melhorar o desempenho ambiental dos negócios, suas operações, as cadeias de fornecedores, produtos e serviços. Os departamentos de TI devem buscar oportunidades para medir aquela contribuição onde seja apropriado. Por exemplo: a medida que deva incluir uma estimativa de como a redução da emissão de dióxido de carbono tem sido alcançada por meio de programas nos quais a TI tem tido papel fundamental. Essa medida pode incluir reduções alcançadas por meio de programas como substituição de deslocamento por videoconferência e assim por diante. Nenhuma dessas estimativas pode ser precisa, mas é importante fazer uma aproximação visível e ser transparente sobre como esses números foram calculados.

Ponto principal

As áreas de TI de empresas com programas de sustentabilidade devem criar um painel ambiental que inclua métricas que olhem a eficiência de energia e de materiais, examinar as áreas afetadas pela emissão de dióxido de carbono, desperdícios, gerenciamento de fornecedor, desenvolvimento dos funcionários, e projetos. É muito importante que as empresas de TI olhem as medidas relacionadas ao valor ambiental da TI – e especificamente sua contribuição para a redução de emissão de dióxido de carbono.

FONTE: Revista Info Corporate
Simon Mingay 21/12/2007
Data de Publicação: 19 de novembro de 2007