NAB 2013

Durante a NAB, foi apresentado o FOBTV. A iniciativa denominada em português O Futuro da Transmissão de Televisão (Future of Broadcast Television Initiative) é uma associação sem fins lucrativos, sem personalidade jurídica, que visa desenvolver tecnologias para sistemas de radiodifusão terrestre da próxima geração e fazer recomendações para organizações de padronização ao redor do mundo. Nossa sócia Corina Engel esteve na NAB e trouxe algumas impressões sobre FOBTV.
A associação foi fundada por 13 organizações líderes de transmissão de televisão em 11/11/11 exatamente às 11:11’11″. Os membros representam emissoras, fabricantes, operadores de rede, organizações de padronização, institutos de pesquisa e outros em mais de 20 países do mundo todo. Representando o Brasil, a TV Globo e a SET (Sociedade de Engenheiros de Televisão) estão entre as organizações fundadoras.
De acordo com o palestrante Wenjin, PhD pela Universidade de Xangai e cientista-chefe do Centro de Pesquisa Nacional de Engenharia de TV Digital da China, o FOBTV irá recomendar tecnologias a serem usadas. Até agora, 61 casos de uso foram recebidos. Os membros definirão um padrão harmonizado, o uso mais eficiente do espectro e uma integração inteligente entre tecnologias. Foi definido um modelo com 4 camadas, cada uma tem um comitê, baseado nos casos de uso e em cenários traçados:

1. Camada física: tecnologia de transmissão
2. Camada de rede
3. Camada de dados e gestão
4. Camada de aplicação
A previsão é que os encontros do FOBTV terminem no final de 2014.

Luísa Brandt
Consultora