Print

NAB 2013

Fórum de Tecnologia – A Evolução da Tecnologia de Resolução de TV

O ciclo de palestras do encontro SET e Trinta na NAB, organizado pela SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), foi bastante movimentado. Algumas das principais apresentações foram as palestras sobre as tecnologias 4K e 8K de resolução de TV. A sócia Corina Engel esteve na NAB e trouxe as principais impressões relativas à evolução na tecnologia de TV.
A indústria de televisão está sempre em busca de melhorias na qualidade da imagem e do som transmitidos aos telespectadores. A sequência de evolução da resolução da TV foi a seguinte até agora: SD (Standard Definition), HD (High Definition), Full HD (Full High Definition), 2K. Atualmente, a tecnologia 4K está sendo testada e o 8k (ou Super Hi-Vision) está sendo desenvolvido no Japão.
O SDTV refere-se a sistemas televisivos que tenham uma resolução de imagem que alcance certos padrões, mas que não são considerados TV de alta definição. Sobre HD e Full HD, existem diferenças em relação à resolução que as imagens podem alcançar. Quando falamos na resolução máxima que pode ser exibida em aparelhos HDTV surge então a expressão Full HD, que significa alta definição total. Os aparelhos com tecnologia HDTV podem chegar a uma resolução de 1280×720 pixels. Já o Full HD chega a resoluções maiores: 1920×1080 pixels.
A resolução 2K é aplicada às imagens que tem 2048×1080 pixels. Foi idealizada pelo DCI (Digital Cinema Initiative, consórcio formado pelos principais estúdios de Hollywood) no final da década de 1990, e a partir dos anos 2000 começou a fazer parte da primeira geração das telas de cinema digital e nas salas IMAX. A transmissão 2K está disponível em pouquíssimos aparelhos de televisão, pois foi direcionada às produções de cinema e poucas emissoras investiram nessa técnica.
A resolução 4K tem 4096 x 2160 pixels, e sua qualidade é quatro vezes maior que as TVs Full HD atuais. Erick Soares, da Sony, falou sobre a tecnologia 4K, que atualmente é pensada como alternativa para transmissões ao vivo, pois através dela é possível fazer zoom virtual sem perda de qualidade da imagem. Já são comercializadas câmeras, monitores e gravadores em 4k, e serão feitos testes de transmissão ao vivo e no pós-produção da Copa das Confederações deste ano de 2013. Os filmes O Hobbit e Avatar foram produzidos utilizando a tecnologia 4K.
Tecnologia 8K (Super Hi-Vision)
A tecnologia Ultra High Definition Television (UHDTV) em 8K, também conhecida como Super Hi-Vision, está em desenvolvimento no Japão, sob a liderança da emissora NHK. De acordo com Takayuki Yamashita, da emissora NHK, a emissora começou a pesquisa e desenvolvimento em UHDTV em 1995. Esta tecnologia permite reproduzir imagens com até 7.680 x 4.320 pixels, que representa 16 vezes o número de pixels permitidos em uma imagem High Definition (HD) atual.
O palestrante Kenichi Murayama, também da NHK, explicou que a emissora está estudando, em particular, as tecnologias de ampla capacidade de transmissão para prover serviços residenciais com conteúdo de grande volume, na próxima geração de radiodifusão digital terrestre.
Esta nova geração utiliza telas gigantes, contando com múltiplos de pontos para as imagens, bem como captação dos sons de todo o ambiente. Os técnicos japoneses informam que os telespectadores terão a mesma sensação de estarem presentes no local onde está se realizando o espetáculo, com a percepção até da profundidade, mesmo não se tratando de um sistema tridimensional.
A NHK apresentou a tecnologia 8K durante as transmissões dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, utilizando 3 câmeras para o teste. Além disso, em 2013, a emissora trouxe uma equipe para fazer experiências com a TV Globo durante o Carnaval do Rio de Janeiro, visando desenvolver mais a tecnologia. O carnaval foi o conteúdo escolhido porque tem muito movimento, cores e detalhes, sendo ideal para a tecnologia 8k. A NHK está testando o 8K para utilizar nos Jogos Olímpicos de 2016, e o planejado é que em 2020 a transmissão possa ser feita utilizando o Super Hi-Vision.

Luísa Brandt
Consultora