Tecnologia

eSocial

Recentemente o governo brasileiro emitiu um conjunto de novas obrigações a serem cumpridas pelas empresas de todo o país, que formam o chamado eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) que consiste no envio de informações para o governo, através de procedimento automatizado que possibilita ao empregador o cumprimento de algumas de suas obrigações trabalhistas e fiscais em um canal único, de forma integrada e online.

O eSocial é um projeto desenvolvido pelo Governo para registrar todas as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra, além de informações previdenciárias e fiscais previstas na lei 8.212/91 utilizando plataforma online disponibilizada pelo Governo, que centraliza a captação das informações fornecidas pelos empregadores a todos os órgãos governamentais envolvidos com essa temática, como Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Ministério da Previdência Social.

As novas exigências do governos representam um impacto significativo nas operações regulares das empresas que deverão adequar processos e sistemas de informação inerentes à gestão de recursos humanos para cumprir as novas regras que demandam integração entre diferentes sistemas para a transmissão de informações com agilidade e periodicidade exigidas pelo novo modelo.

A Laboris está em constante atualização sobre os novos releases do eSocial e preparada para ajudar as empresas nesse processo de análise e implementação das soluções de acordo com o ambiente do cliente, para garantir o fluxo e a integridade dos dados que serão transmitidos para a Receita Federal.